Um grupo terapêutico é um espaço de experiência e crescimento em que cada pessoa e o próprio grupo se transformam, a partir da relação que se estabelece entre as pessoas e o ambiente, também com o próprio grupo que se forma.
No grupo terapêutico, meu papel como psicoterapeuta é atuar para facilitar o processo, e faço isso promovendo um ambiente de acolhimento e autenticidade. Serei companheira na jornada de cada um e do coletivo, oferecendo plena presença, observando não apenas as palavras, mas também as expressões corporais, os silêncios e as emoções.
Organizo grupos terapêuticos temáticos em momentos específicos do ano, a partir de demandas recorrentes que observo na clínica.
Exemplo:
Grupo “Mulheres na não-monogamia com saúde emocional” – promove escuta, troca e acolhimento para mulheres que estão vivendo ou desejam viver vínculos afetivos mais livres, mas enfrentam inseguranças, dúvidas e conflitos.
Os grupos são formados por número reduzido de participantes, com encontros online ou presenciais, e seguem uma proposta de facilitação segura, ética e transformadora.
Cada grupo tem uma proposta própria, construída a partir das necessidades emocionais e existenciais das participantes. Diferentes pessoas ou assuntos (relacionados ao tema principal) se alternam no foco da sessão, e a participação ativa do terapeuta e dos membros do grupo é encorajada. Há uma troca e interação entre as participantes.
👉 Veja aqui os grupos realizados, em andamento e os próximos a serem realizados.